17 de outubro de 2011

Atividade física orientada

Convidei o educador físico Thiago Pandolfo para realizar uma matéria sobre atividade física orientada. Considero o acompanhamento de um profissional especializado importantíssimo, já que os exercícios realizados de maneira incorreta podem acarretar em lesões. 

Fisioterapeuta Caroline Medeiros


Agradecendo ao convite da fisioterapeuta Caroline Medeiros, venho por meio deste convidá-los a praticar exercícios físicos, de preferência com o acompanhamento de um profissional.

Por que buscar o acompanhamento de um profissional?

Porque é ele quem vai lhe avaliar, prescrever, orientar, corrigir os movimentos e reavaliar, adequando da melhor forma possível o seu treinamento. Otimizando o tempo, melhorando a postura corporal perante o exercício, além é claro da ajuda motivacional, ou seja, psicológica que uma pessoa capacitada dará para seu treino fluir com organização e conceitos, promovendo um equilíbrio no seu treinamento. Você poderá colher os frutos mais rapidamente e conquistar seus objetivos, sejam eles para fins de estética, prevenção, reabilitação, desempenho físico, entre outros. O “personal”, que é como nos referimos ao profissional que irá lhe acompanhar em seu treino, está sempre próximo de você, aquele algo a mais, aquela “ajudinha” faz a diferença no seu objetivo, além é claro de todos outros benefícios já descritos acima.
 O profissional habilitado para essa proposta é um profissional formado em educação física, ele poderá ir ate sua casa, academia, parques, ruas entre outros lugares propícios para a prática de atividade física, promovendo a saúde e dando segurança à sua prática. Um treino supervisionado é um treino seguro, você ganha em desempenho, em estímulo, aderindo a essa proposta você entra em um planejamento que foca exclusivamente o seu objetivo. Com uma periodização de treinamento os resultados se tornam mais eficientes. Os estímulos de intensidade e volume que seu corpo precisa, serão aplicados de uma forma variada, seguindo um ciclo de treinamento, promovendo adaptações necessárias ao desenvolvimento do seu treino. Exercícios antes difíceis ou quase impossíveis se tornam mais práticos e acessíveis, pois o profissional ao seu lado irá adaptar qualquer exercício mais complicado para uma dinâmica mais próxima do seu alcance, sempre respeitando seu limite e condição física.


Por fim, a prática regular de atividade física lhe trará inúmeros benefícios fisiológicos. Ressalto a seguir alguns deles: o controle de peso; aumentando o HDL (colesterol bom) e diminuindo o LDL (colesterol ruim); diminuindo a glicose no sangue; aumentando a circulação sanguínea, ou seja, um retorno venoso com mais eficiência; diminuindo também a propensão de varizes nas pernas; prevenindo osteoporose; ganhando força, potência e resistência muscular; e até mesmo elevando a auto-estima.

Desde já, lhe convido a movimentar-se, e sempre pedir um acompanhamento profissional, pois se você valoriza seu corpo e o quer bem, é sempre bom ter a ajuda de um profissional ao seu lado, para manter o equilíbrio no treinamento e conquistar seus objetivos.


Um abraço a todos, e vamos nos mexer!


  Professor Thiago Pandolfo
CREF: 014094-G/RS
      
Contatos: (51) 9681-4914
 personalthiagopandolfo@gmail.com
www.personalthiagopandolfo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...