9 de outubro de 2011

História do Pilates

Já que alguns praticantes têm me perguntado sobre a história do Pilates resolvi escrever aqui no blog.

Joseph Pilates
    Joseph Humbertus Pilates, criador do Método Pilates, nasceu na Alemanha em 1883, alguns citam que ele nasceu em 1880.
  Na infância sofreu de asma, bronquite, raquitismo e febre reumática. Buscou melhorar sua condição física praticando mergulho, esqui, ginástica e boxe.
    Joseph Pilates era autodidata e se dedicou ao estudo da fisiologia, anatomia e da medicina tradicional chinesa. Teve ampla influência, desde os princípios da yoga, das artes marciais até o estudo dos movimentos dos animais.(1) Quando era adolescente, limpava o jardim de um vizinho, que possuía uma importante biblioteca, em troca de poder desfrutar da mesma. Desde cedo já era um apaixonado pela civilização grega, que estudou e lhe serviu de inspiração para sua futura metodologia. Em seus momentos livres passava horas observando o movimento dos animais no bosque próximo à sua casa. (2)
    Tornou-se boxeador profissional, aos 32 anos, e mudou-se para a Inglaterra. Trabalhou como instrutor de defesa pessoal da polícia civil inglesa e artista de circo. (1)
Joseph Pilates
      Foi considerado inimigo estrangeiro e assim atuou como enfermeiro durante a Primeira Guerra Mundial, no campo de concentração de Lancaster - Inglaterra - ajudando na recuperação dos feridos de guerra e treinando outros internos com os exercícios que criou. Utilizava as molas das camas hospitalares para iniciar a tonificação dos músculos dos pacientes, mesmo antes de poderem se levantar, criando os aparelhos de Pilates. As experiências com os enfermos, feridos e mutilados e as amplas influências de outras técnicas tornaram-se a base do seu método. Seu trabalho foi reconhecido quando, em 1918, ocorreu uma epidemia do vírus Influenza, dizimando milhares de ingleses, embora nenhum dos internos sob seu treinamento tenha sido afetado. Notou-se, nesta oportunidade, que os mesmos tiveram a saúde beneficiada graças aos treinos e exercícios a que foram submetidos.(1)
      Depois da guerra, regressou à Alemanha, onde seus treinamentos chamaram a atenção no mundo da dança. conheceu, entre outros, Rudolf Von Laban. Pilates também ensinou seu sistema de ginástica ao novo exército alemão. Recorreram a ele atletas, entre eles o campeão de boxe dos pesos pesados, Max Schmeling. Em 1926, Pilates decidiu acompanhar Schmeling à Nova York, já que este aspirava o título de campeão mundial, com a promessa do representante do boxeador de lhe financiar uma academia naquela cidade. Na viagem de navio, de Londres para Nova York, Pilates conheceu Clara, que mais tarde seria sua esposa. (2)
Primeiro Estúdio de Pilates
         Em 1926, abriu sua academia na Oitava Avenida de Nova York, e rapidamente atraiu pessoas famosas e influentes da cidade, como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham e George Balanchine, entre outros famosos bailarinos da época. (2)
      Joseph Pilates escreveu dois livros com a colaboração de seu amigo William John Miller, o primeiro em 1934, Your Health, que é um compêndio da sua filosofia, e outro em 1945, Return to Life Through Contrology, que se concentra nos exercícios no colchonete. (2) 
          Segundo Panelli, estudantes de Pilates começaram a abrir seus próprios estúdios, isoladamente, nos anos 60. Alguns se mantiveram fiéis aos seus ensinamentos, como Romana Kryzanowska, enquanto outros, conhecidos como a primeira geração de discípulos, combinaram os princípios que receberam do mestre com seus próprios conhecimentos, entre eles: Carrolla Trier, Ron Fletcher, Kathy Stanford-Grant, Eve Gentry e Bruce King. (1)
      Segundo Aparicio, quando Joseph Pilates faleceu, em 1967, tinha 87 anos. Não deixou testamento que designasse um sucessor para continuar o seu método. Clara e Romana continuaram o seu trabalho na academia original de Nova York. Devido à idade avançada de Clara, esta pediu a Romana Kryzanowska que assumisse a direção da academia. Ela aceitou e dirigiu a mítica academia até a morte de Clara, em 1977, e junto com sua filha Sari, prossegue até nossos dias o seu trabalho de conservação e difusão do método de J. H. Pilates e Clara. (2)
Joseph e Clara
Caroline Cabezudo Medeiros
Fisioterapeuta

Fonte:
1 - PANELLI, Cecília. Método Pilates de condicionamento do corpo: um programa para toda a vida / Cecília Panelli e Ademir De Marco. 2ª ed. São Paulo: Phorte, 2009.
2 - APARICIO, Esperanza. O autêntico método Pilates: a arte do controle / Esperanza Aparicio e Javier Pérez; tradução Magda Lopes. - São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...